sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Atividade Física e Gestação


Quem disse que grávidas não precisam se exercitar?


Levantar da cama de manhã dá uma preguicinha tão grande... E sair pra caminhar no parque, naquele solzinho escaldante? Pra tudo a gente arranja uma desculpa pra não ter que se mexer. Mas a atividade física é importante pra qualquer pessoa, e pra nós, barrigudinhas, não seria diferente.


A atividade física ajuda a espantar a preguiça e a dar mais ânimo pra mamãe, aumenta a disposição e ainda ajuda na hora do parto. Claro, fazendo a atividade correta e acompanhada por um profissional. Não esquecendo que seu médico precisa autorizar. Se você estiver com uma gravidez normal, sem riscos pro bebê, ou qualquer intercorrência que impeça a realização, provavelmente seu obstetra deverá autorizar entre a 14 e 15 semana, que é quando os riscos do primeiro trimestre para o bebê vão embora.


O meu médico obstetra me autorizou e eu já comecei a me exercitar. Os exercícios mais indicados para as gestantes são caminhada, ioga e hidroginástica. Tenho feito a primeira e a última. Algumas academias possuem projeto gestante, aonde os exercícios são direcionados pra essa fase interessante da gente. Estou em uma academia que tem esse projeto. Praticamos exercícios de alongamente em solo, com bola e sem, em posições que favorecem o parto. Temos os dias de caminhadas também, e depois dos exercícios secos vamos pra água. É muito bom... 


E pras mamães que estão com Diabetes Gestacional ou já tinham Diabetes antes de engravidar é mais importante ainda que se exercite, pois ajuda a baixar a glicemia do sangue. E pras mamães saudáveis, exercícios físicos durante a gravidez ajuda a prevenir o aparecimento da Diabetes Gestacional. Mais um ponto positivo, não é?


Depois que comecei a me exercitar, percebi que melhoraram as dores nas costas, que já começam a incomodar pela mudança de posição pra dormir, e futuramente quando a barriga começar a pesar, o centro de gravidade muda e com isso a coluna vai pro beleléu! Os exercícios fortalecem os músculos e aliviam esses desconfortos. 


Sem contar que a malhação durante a gestação já vai trabalhando o corpitcho pra que ele volte a ficar em forma mais rápido depois da gravidez. No meu caso a forma é de palito..rsrsrs já que eu só tenho peito e barriga, porque com a dieta do diabetes e os enjôos o resto do corpo sumiu. Mas, que a minha forma de palito volte logo. 


É isso, vamos nos movimentar, gravidinhas!


Beijos das duas mocinhas e do papai! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário