quarta-feira, 7 de setembro de 2011

12 semanas de gestação e as novidades



Domingo, dia 4, fiz 12 semanas de gestação. Nesta fase, o bebê já começa a apresentar o rosto com uma aparência mais humana. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. 


O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando. 

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem. 

Fonte: Baby Center


Novidades da Semana: Terça, dia 6 de setembro, foi o dia das consultas:

  • Pela manhã fui a uma nova consulta com um outro endocrinologista

Dá um alívio encontrar um profissional que você percebe que sabe o que está falando. É importante ter essa confiança, senão tudo o que for dito por ele, você ficará com uma pulga atrás da orelha e isso não é nada bom. Bem, a consulta foi muito boa. Ela é especialista em Diabetes e me tirou muitas dúvidas. Terei que refazer alguns exames, e essa semana ela liberou que eu retornasse à dieta anterior ao diagnóstico do diabetes. Eu devo ter aberto O SORRISO! Ela percebeu e disse: mas, com mo-de-ra-ção! Fiquei muito feliz, confesso... pude comer uma pamonha (comi a salgada...mas, comi), almocei no Mangai, mas não tive coragem de tocar em doces. E acho que nem terei... Fica no subconsciente isso. Porque agora não sou apenas eu. Tem um serzinho aqui dentro que depende de mim, que come o que eu como... faço isso por ele, por nós. Hoje o meu café da manhã foi o da dieta atual, apenas no almoço que eu matei saudade de um camarão. A médica liberou essa semana, mas não vou parar numa confeitaria e me esbaldar. O controle maior será pelo aparelho medidor da glicêmia, que eu tenho que usar de manhã, antes e depois do almoço e jantar, e antes de dormir. Haja dedinhos... mas é pro nosso bem.


P.S. Não vou publicar o nome dos profissionais aqui, mas se alguém precisar de uma indicação, me peça. Mando por email, telefone...etc.



  • À tarde tive uma nova ecografia com TN (Translucência Nucal) - o que é isso?
translucência nucal (TN) é uma prega na nuca do feto, decorrente de um acúmulo de líquido sub-cutâneo na região cervical, que deve ser medida entre 11 e 13 semanas + 6 dias para o rastreamento de síndromes fetais (cromossomopatias), dentre elas a trissomia do par 21 ( síndrome de Down ), atrissomia do 13  (síndrome de Patau) e do 18 (Síndrome de Edwards), síndrome de Turner, além de inúmeras outras.





Como funciona este exame?
Se a medida estiver até 2,5 milímetros, significa que esta tudo bem com o feto. Medidas acima deste valor, em 90% dos casos, podem indicar um feto com problemas, geralmente devido a uma alteração cromossômica, podendo ser uma Sindrome de Down, Síndrome de Edwards, entre outras. 

Quais são os riscos deste exame?
Por não ser um exame invasivo, a translucência nucal não apresenta riscos para a gestante e nem para o feto.

Aproximadamente 75% dos fetos portadores da síndrome de Down (trissomia do 21) possuem a translucência nucal aumentada. Portanto a translucência nucal de espessura normal (abaixo de 2,5 mm de espessura) não exclui a possibilidade de síndromes fetais.

Assim também como a translucência aumentada não fecha o diagnóstico, apenas aumenta o risco do feto vir a ter uma síndrome fetal. Portanto a translucência nucal é um marcador que faz parte do rastreamento de síndromes fetais no primeiro trimestre da gestação.

Acho que a maioria das mamães aguardam ansiosamente por esse exame, e comigo não foi diferente. Aguardava mais ele do que saber o sexo do bebê. E, graças a Deus, está tudo dentro do normal, com risco muito baixo do bebê ter síndromes. 

Durante a ecografia o bebê estava dormindo e acordou com algumas cutucadas da médica. Foi a coisa mais linda... a Sementinha acordou toda esperniando. Sacudia as perninhas, levava a mãozinha ao nariz (sim, apareceu a projeção óssea que formará o nariz), abria e fechava a mão (deu até pra contar os dedos) e eu e o Pablo parecíamos dois bobões babões ou qualquer trocadilho semelhante. Foi uma coisa linda!! 

E o sexo? Pois é... não deu pra ver o sexo. A formação da genitália externa ainda não está concluída, e só saberei daqui a umas duas semanas. A médica deu algumas probabilidades, de acordo com algumas formações ósseas presentes, mas........ deixo pra informar depois, quando já tivermos certeza. O pai saiu de lá com a certeza que faríamos o exame de sangue, porque ele anda olhando coisas do enxoval, e tem pressa....rsrs. Essa agonia deveria ser minha, que sou a ansiosa/agoniada/adiantada da família Xú, mas eu aguardava muito mais o exame da TN, e fiquei tão feliz com o resultado, que nem me importei em não saber o sexo e prefiro esperar o tempo certo. Enquanto isso, vamos pensando nos nomes, no quartinho, nos carrinhos, e em tudo mais que virá junto com o bebê. 

Portanto, amigos, aguardem cenas dos próximos capítulos!!

  • Bom, e pra fechar o dia, tive consulta com o meu Gineco Obstetra. Conversamos bastante, está tudo indo bem com a gravidez, com a mamãe, com a Sementinha e pro papai não ficar triste, tudo indo bem com ele também.

Em tempo: esqueci de comentar sobre a feira da Gestante que ocorreu no final de semana. Nós fomos no sábado, e como não sabemos o sexo do bebê, eu não quis olhar nada pra ele/ela. Prefiro aguardar pra comprar qualquer coisa depois. Mas comprei uma calça pra mim e participamos de uma palestra sobre amamentação que foi muito boa. Ao final da palestra aconteceu um sorteio e eu ganhei!!! Agora eu tenho o meu primeiro sutiã de amamentação. Adorei!! Adoro ganhar presentes! E quem não gosta, né? Ó o sorteado aí ao lado: 

Beijos dos 3 aqui,

Papai, mamãe e sementinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário