quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas Diabetes - Glicosímetro

Em posts anteriores eu relatei que estou com Diabetes Gestacional e havia comprado um aparelho que mede a glicose, o glicosímetro. 



O aparelho que comprei foi um da Johnson&Johnson, o One Touch Ultra Mini. Esse da foto ao lado. Na farmácia paguei por ele 60 reais. No kit vem: o aparelho, 10 fitas reagentes, 10 lancetas, 1 lancetador e a bolsinha. Essas fitas que vem no kit duram apenas 2 dias, já que eu preciso medir a glicose 5 vezes ao dia. 


No dia que comprei o aparelho nem me preocupei em perguntar quanto custavam essas fitinhas, porque imaginava que custassem uns 20 reais uma caixinha com 50. Oh God!!! Que bobinha... O kit de 50 fitas custa nada menos que 90 reais, e dura 10 dias. Ou seja, em 1 mês eu preciso de 150 fitinhas. Uma bagatela de 270 reais. Até o final da gestação + 2 meses (6 meses para o meu parto e 2 meses pós parto que é o esperado para que a glicose se reestabeleça na normalidade) eu gastaria só com as fitas 2.160 reais, esperando, claro, que esse quadro de Diabetes Gestacional vá embora, e eu não precise mais usar depois. Isso sem contar com os erros que às vezes ocorre e eu perco uma ou outra fitinha. Nesse kit da foto ao lado eu comprei 100 e "ganhei" de brinde uma outra caixinha que continha 25 fitas, paguei na promoção 175 reais.


E não falei das lancetas: no kit vem 10 lancetas. O ideal é usar uma lanceta por retirada de sangue e descartar. Conversando com minha endocrino, falei que eu estava reutilizando as lancetinhas. Só eu utilizo o aparelho, então eu tirava a lanceta do lancetador, lavava e recolocava. Ela me explicou que não é o ideal, porém ela entende os custos e eu poderia fazer isso, mas à medida que eu fosse utilizando, a ponta da lanceta ia desgastando e passava a ficar mais doloroso furar. Então eu posso utilizar em 1 dia (5 furadas) a mesma e descartar. E assim estou fazendo. O kit das agulhas (25 lancetas) desse aparelho custou 75 reais. Até o parto e mais os dois meses pós parto contabilizam 274 dias. Gastaria 11 caixas até lá, o que me custaria 825 reais. 


Somando o gasto total das fitas + lancetas me custariam R$ 2.985. Isso só eu usando... não está no cálculo o dia em que o marido quer que eu veja a glicose dele, ou algum amigo que tenha curiosidade em saber do aparelho e peça pra experimentar um furinho no dedo também e por aí vai.


A dica é a seguinte: nos Centros de Saúde aqui de Brasília eles fazem doação de um outro aparelho, o Accu-Chek Active, da Roche. Quem me informou isso foi a endocrinologista que está me acompanhando. Ela me passou um encaminhamento com solicitação do aparelho e uma guia com o controle que tenho que fazer diariamente. Procurei o Centro de Saúde mais próximo da minha casa com esses documentos, mais um comprovante de residência e consegui o aparelho e duas caixas com fitas. Fiz um prontuário e poderei retirar mais fitas todo mês até o final do meu tratamento.




A única coisa que não veio foi o lancetador e as lancetas, mas eu comprei na farmácia um kit por R$ 43,10 com 25 lancetas. Me informaram no Centro de Saúde que no mês que vem poderá ter lancetas para fornecimento. De qualquer forma foi uma grande economia que fiz. E agradeço à minha endocrino pela informação e ao SUS.


Fica a Dica!! 


Boas furadinhas de dedos aos que precisam furar.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário