quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas de Leituras e outras cositas...

Viciei no blog... tem dias que tenho uma preguiça de escrever, mas normalmente tem tanta coisa que quero falar, no entanto fico me podando pra não ficar abrindo a nossa vida aqui, afinal, sei lá quem é que está lendo isso aqui aí do outro lado da telinha, não é? Vai que seja alguém psico?!

A primeira notícia é sobre os nossos móveis que encomendamos em julho e eu relatei nesse post aqui sobre os problemas que tinham ocorrido: hoje finalmente eles vieram montar. Já não era tempo... Segunda é meu aniversário e eu gostaria muito que a casa estivesse pronta pra receber alguns amigos. Mas, acho que não será possível. Depois de muito enrolarem pra entregar, apesar de termos ficado no pé deles e ouvirmos que estava tudo pronto, ao chegarem aqui hoje já avisaram que faltam as portas de espelho dos guarda-roupas e só serão entregues na próxima semana. ai ai ai. Depois disso ainda vamos pintar o apt, pois está todo remendado por conta das mudanças de tomadas e lustres de lugar. 
Enfim... na gravidez a gente tem que ficar tranquila, não é? Vou ali respirar até 50 e já volto! Pois a falta de compromisso sempre me irrita. Principalmente quando a gente paga caro e vê nosso direito ser usurpado!

Bom, notícias boas: a aula de hidro está cada dia melhor. Minhas costas continuam doendo, mas a minha glicose está baixando! \o/ Esses dias ela estava tão baixinha que eu até me permiti um pão de queijo pequenininho depois que saí da academia. Dia 14 tenho certeza que a Dra. Flaviane, minha amada endócrino, ficará feliz com a notícia. 

Mais notícias boas e as dicas de leitura:

Tenho aproveitado o meu estado interessante para colocar a leitura em dia. Quem me conhece sabe que minhas leituras anteriores eram sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Lei 8.112 e por aí vai... Mas agora grávida eu tenho dedicado meus momentos para leitura de coisas sobre a gravidez. Sou uma mãe de primeira viagem e tenho todo direito do mundo! Aliás, quase um dever!! hahahaha 

É diferente você ser tia ou amiga de alguém que teve um bebê. Nesses casos a gente é meramente um espectador! O dia-a-dia a gente não sabe... E criança precisa de horários pra comer, precisa de horários pra banho, quando começar a comer preciso saber fazer papinha de criança (não pretendo comprar aquelas prontas não. Nada contra quem faz isso, mas...), enfim, eu tenho um mundo totalmente diferente pra aprender pela frente! E isso está cada vez mais próximo do que eu imagino. Posso fugir??

Como eu ainda não sinto a Baby-Girl mexer, tem horas que esqueço que estou grávida. É muito estranho falar "minha filha", é estranho tanto pra mim quanto pro Pablo quando a gente se trata como pai e mãe. Costumamos olhar um pra cara do outro quando isso acontece, rir, e em seguida a gente se emociona. Estamos bestões ainda...rsrs  O momento mais aguardando por nós é quando temos uma ecografia e vemos a pequena mexer. É tão lindo!! Alguém, por favor, podia me dar um aparelho de ultrassom de presente de aniversário? Meu niver é segunda, dia 10/10. Obrigada.

Voltando ao assunto dos livros, hoje eu recebi meus primeiros presentes de aniversário dados por mim mesma. Em leituras na net vejo dicas de outras mães sobre livros que leram e gostaram e pesquiso sobre eles. Gostei de 4 e achei interessante tê-los (e lê-los, comê-los). Pedi pela net mesmo, no site da Livraria Cultura. Prático, rápido e fácil. Dos 4 livros, um deles está esgotado a muito tempo (acho que a editora nem pensa em republicá-lo...), só que eu achei pra baixar na internet. Tenho ele em PDF e quem se interessar, deixe seu email nos comentários que eu mando.

Os livros são os seguintes (as sinopses tirei do site da livraria cultura):

- A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Laura Gutman - A psicoterapeuta Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Trata-se de um manual que busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.

- Soluções para noites sem choro, de Elizabeth Pantley - Este livro, escrito por Elizabeth Pantley - autora e orientadora educacional - mostra como é perfeitamente possível ajudar o bebê a adormecer tranqüilamente, e dormir a noite toda. Através de 10 passos, a autora orienta sobre como analisar, avaliar e aprimorar os padrões de sono do bebê usando planilhas para acompanhar a rotina noturna; oferecer uma variedade de sugestões que se adaptam a cada situação familiar; criar um plano personalizado, sem choro, que funciona tanto para os pais quanto para o bebê. 'Soluções para noites sem choro' oferece as ferramentas necessárias para que os pais possam atingir a meta de eficiência e tranqüilidade - uma boa noite de sono para todos.

- Parto Ativo, de Janet Balaskas - A preocupação básica deste livro é com o parto normal e suas variações comuns, que normalmente não necessitam de intervenção obstétrica especializada. Mulheres que se prepararam nesse sentido e depois acabaram enfrentando uma complicação inesperada ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor, frequentemente encontraram uma maneira de combinar o Parto Ativo com os procedimentos obstétricos.

- Quando o Corpo Consente, de Marie Bertherat - A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

Chegaram os dois primeiros agora. O último é o que está esgotado e eu encontrei em PDF na net. Eu vou começar a ler (vou escolher ainda qual será o primeiro da lista) e depois venho aqui falar das minhas impressões sobre eles.


Beijos,


Mamãe, Papai e Sementinha Baby Girl.


2 comentários:

  1. Muito legal o seu blog,Bela!
    Deixo aqui mais cinco indicaçõs de livros que me ajudaram e me ajudam bastante nessa fase mamãe.
    1)O que esperar quando se está esperando, de Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg e Sndee Hathaway.
    2)A vida do Bebê , de Dr. Rinaldo De Lamare.
    3)Criando menina.
    4)A encantador de bebês.
    5)E o melhor de todos...A Bíblia da Mamãe, é uma edição com várias reflexões entre um texto e outro da Bíblia. É difrente!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ô saudade boa..............É tão bom engravidar e poder e principalmente saber curtir a gravidez...
    Parabens Bela , vc tá sabendo aproveitar cada momento dessa gestação que passa tão rápido..
    Bjs e felicidades ao trio.

    ResponderExcluir