quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alimentação durante a gestação e o diabetes

Quem me conhece sabe o quanto eu sou comilona gosto de comer. Com a gravidez, a fome tende a aumentar. E percebi que quanto menos eu como, mais enjoada eu fico. Não digo em quantidade, mas em regularidade. Ou seja, se eu fico muito tempo sem comer, o enjôo logo aparece. Tem muita gente que usa a gravidez pra comer em dobro. Na verdade, o que a gestante precisa é ingerir mais nutrientes e não calorias. Ok?


Com a descoberta do Diabetes confesso que levei um "banho de água fria". Não apenas por gostar de doces, coisa que eu não estava consumindo desde que me descobri grávida, mas por gostar de derivados de milho (que saudades de pamonha, canjica, cuscuz...), pão, massas, tapiocas, inhame, batata doce no vapor, banana da terra cozida, farofa, panqueca com melaço. Ai ai... um balde de saliva nesse momento!


Tudo isso foi retirado da minha alimentação. No primeiro momento me senti sem chão!! E agora, o que eu vou comer?? Essa foi a minha maior dúvida, porque minha alimentação estava basicamente em cima disso que falei acima. Principalmente à noite, quando os enjôos surgem (sim, eles ainda batem ponto no mesmo horário) eu tolerava pouquíssimas coisas. Ficava muito com o cuscuz de milho e banana da terra. Qualquer outro alimento eu colocava logo pra fora....


Fui à primeira consulta com a nutricionista: saí de lá com a impressão que a moça sabia menos que eu. E eu continuei perdida, sem saber se o que eu comia estava certo. Não quero nada que possa prejudicar o meu bebê. E vi na dieta prescrita que a coisa estava meio desandanda, e muita coisa não foi cortado. Como assim? Eu posso comer 2 pães de sal de manhã com requeijão, queijo e geléia? Posso continuar comendo cuscuz com banana e manteiga? E lanchar 6 cream cracker é nutritivo? A dieta que ela me passou parece aquelas prontas da internet. Tinha como opção até embutidos, salgadinhos, quantidades de biscoitos recheados... Oi?? Estou com diabetes ges-ta-cio-nal, filha! Sinceramente não dava! 


Depois de alguns dias fui à segunda consulta. Nesse período entre uma consulta e outra, fiquei um pouco perdida mesmo. Recorri à duas amigas que são nutricionistas (Laura e Narjara) e elas me orientaram pela internet. A Laura até montou uma dieta pra mim, e fui seguindo até conseguir outra consulta. Me ajudaram muito... e eu só tenho a agradecer. A Laura me passou um site e eu peguei algumas receitinhas nele (http://nutricao.diabetes.org.br/receitas). Obrigada, minhas amigas. Muito obrigada!


Dia da segunda consulta com outra nutricionista: eu gostei, a consulta foi mais detalhada e ela me passou uma segurança maior que a primeira. Fez muitas orientações, retirou todos aqueles alimentos descritos no segundo parágrafo.. e os que eu poderia consumir estariam na minha dieta. Porém, nem tudo foi perfeito, e essa foi a dificuldade: saí de lá sem uma dieta. Pelas normas da clínica, eu poderia pegar a dieta no site após 10 dias da consulta. Oh my God. E aí? Mais 10 dias? Bom, sabia o que eu deveria cortar. Então vamos cortar... mas, não sabia o que eu deveria comer (as quantidades..) e ainda tinham os alimentos que deveriam ser consumidos com moderação. 


Comecei a ler muita coisa sobre o Diabetes. Algumas coisas diferem muito dos Diabetes padrões (tipo I e tipo II) com o Diabetes gestacional, como o consumo de adoçantes, por exemplo. Alguns adoçantes não são permitidos durante a gravidez. 


Como já era previsto, eu emagreci nesse período. O medo de comer coisas que pudessem subir minha glicose me faziam comer pouco, ou achar que isso ou aquilo eu não posso. 


Ah, importante aqui: todo mundo vai te dar conselhos. Você não vai pedir, mas vai ganhar... Já ouviu aquilo "de médico e louco todo mundo tem um pouco"? Mais ou menos assim... Tem um trecho de um livro "Comida que Cuida" que eu achei muito interessante além de ser a mais pura verdade.


"Bastou você anunciar que está de regime para alguém lhe oferecer um docinho, assim mesmo, no diminutivo, para parecer inofensivo. Ah, mas só um bombonzinho... Um pedacinho de pizza não vai lhe fazer mal algum... Um quindinzinho não mata ninguém... Então o seu demônio da gula sucumbe, feliz, às comidas que nem sempre deveria.

No outro extremo, aparece o tipo protetor, como aquela amiga sorridente, de olhar maternal, que quer cuidar da sua saúde de todo jeito. Quer impedi-la de comer tudo. Recorda histórias tenebrosas de gente que não se cuidou e acabou vítima das mais horríveis conseqüências do diabetes. Não adianta explicar para ela que o médico ensinou contagem de carboidratos, que com ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E GLICEMIA CONTROLADA É POSSÍVEL UMA OU OUTRA ESCAPADELA EM DIAS DE FESTA, que os conceitos mudaram. E que você está se cuidando, sim. Em segundos, a amiga-mãezona se transforma em enfermeira sargenta e vigia cada garfada sua como se fosse a última.

Às vezes, quando se está cansado, quando a vida o encheu, aí é você que desatina. Quer chutar a rotina para longe. Mergulhar no que der e vier. Subverter qualquer regra. Mandar o médico, a nutricionista, o psicólogo e quem mais abrir a boca, todo mundo para os diabos. E, principalmente, fugir de qualquer reunião mais trepidante, regada a comida e bebida, que vira martírio. Nem pense nisso. O diabetes não pode, jamais, atrapalhar seus planos. Muito menos acabar com a diversão."


O importante é você estar bem com você e bem orientado por um profissional. Nem sempre é fácil aquele seu amigo/familiar entender que a ajuda dele, naquele momento, não cabe. Fale com jeitinho pra não magoá-lo, e vai viver a sua vida. 


Graças a Deus, desde que me descobri neste estado passageiro de Diabetes Gestacional (se Deus quiser), eu posso contar com um companheirão: o meu amor-marido-amigo-Xú. Engraçado foi no dia em que o médico disse que eu estava com a D.G. e ele desesperou...rsrsrsrs. Fez milhares de perguntas ao G.O: "mas ela não poderá mais comer nenhum brigadeiro? E sorvete? Nem os lights e diets? E se eu fizer brigadeiro com leite condensado diet? E torta diet?" Ficamos eu e o médico olhando assustados aquele bombardeio de perguntas. Parecia que quem estava com o D.G. era ele. No fundo, ele sabia que ia acabar entrando na dieta comigo. E isso aconteceu realmente...rsrsrs. Difícil ele fazer um brigadeiro em casa se eu não posso comer, né? Ou comprar sorvetes da haagen dazs com brownie e calda de chocolates que adorávamos... Tudo isso foi cortado - pros dois. Hoje ele fala que eu tenho diabetes gestacional e ele diabetes acompanhacional. Muito fofo esse meu marido. Essa batalha é nossa, né? E ele está comigo pro que der e vier. E eu faria o mesmo por ele. 


Ia me esquecendo: a dieta da segunda nutricionista ficou pronta e eu fiquei feliz. Tem várias dicas, um programa certinho pra eu seguir, incluíndo as medidas para cada refeição, os blocos de alimentos que eu posso substituir e várias receitas. Agora eu como mal só se eu quiser. E claro, eu não quero!! Tem dias que me dá uma vontade de comer uma ou outra coisa que não está no programa, aí as dúvidas surgem, claro. Mas aos poucos vou me adaptando. Modificando receitas e tudo segue. Se eu tenho vontade de comer um doce? Lógico que de vez em quando dá... e eu fico feliz por não ter em casa!! Por que eu garanto que cairia na armadilha de "só um pedacinho não vai me fazer mal". Então eu não compro nada que me faça cair em tentação. Até eu aprender a fazer um docinho pra diabéticas gestacionais eu fujo dos locais em que eu possa pecar! Nesse momento está assim, mas tenho certeza que com o tempo isso vai mudar. E é por uma excelente razão, que é o meu bebê. E por ele/ela tudo vale à pena. 


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário