terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aulas para ter filhos - para os papais.

Essas maravilhosas dicas foram mandadas por um amigo do papai e da mamãe da Sementinha Baby Girl, o tio Ricardo Mallen, e retiradas desse site aqui. Achei as dicas muito importantes para os papais de primeira viagem, por isso resolvi compartilhar com os demais amigos que acompanham o blog.

Aulas para ter filhos:

Bem, ser pai não é tão simples assim: precisa de treinamento, disciplina, coragem, determinação e muita, mas muita paciência.
Irei listar um treinamento simples para que você possa cuidar do seu Padawan da melhor forma possível, pois a maioria dos pais tem essa experiência somente na prática.
1 - VESTINDO A ROUPINHA
Compre um polvo vivo de bom tamanho e vá colocando, sem machucar a
criatura, nesta ordem:
  1. fraldas;
  2. macaquinho;
  3. blusinha;
  4. calça;
  5. sapatinhos;
  6. casaquinho;
  7. toquinha.
OBS.: Não é permitido amarrar nenhum dos membros.

Tempo de duração da tarefa: UMA MANHÃ
2 - COMENDO SOPINHA
comendo papinha
  1. Faça um buraquinho num melão.
  2. Pendure o melão de lado no teto com um barbante comprido e balance-o vigorosamente.
  3. Agora tente enfiar a colherinha com a sopa no buraquinho.
  4. Continue até ter enfiado pelo menos a metade da sopa pelo buraquinho.
  5. Despeje a outra metade no seu colo. Não é permitido gritar.
  6. Limpe o melão, limpe o chão, limpe as paredes, limpe o teto, limpe os móveis à volta e vá tomar um banho.
Tempo para a execução da tarefa: UMA TARDE.
3 – PASSEANDO COM A CRIANÇA
passeando com a criança
  1. Vá para a pracinha mais próxima.
  2. Agache-se e pegue uma bituca de cigarro. Atire fora a bituca, dizendo com firmeza: NÃO!
  3. Agache-se e pegue um palito de picolé sujo. Atire fora o palito, dizendo com firmeza: NÃO!
  4. Agache-se e pegue um papel de bala. Atire fora o papel de bala, dizendo com firmeza: NÃO!
  5. Agache-se e pegue uma barata morta, dizendo com firmeza: NÃO!
  6. Faça isso com todas as porcarias que encontrar no chão da pracinha.
Tempo para execução: O DIA INTEIRO.
4 – PASSANDO A NOITE COM O BEBÊ PARA ACALMÁ-LO OU FAZÊ-LO DORMIR
pai fazendo bebe dormir
  1. Pegue um saco de arroz de 5 kg e passeie pela casa com ele no colo das 20 às 21 horas.
  2. Deite o saco de arroz.
  3. Às 22:00 pegue novamente o saco e passeie até às 02:00.
  4. Deite o saco e você.
  5. Levante às 02:15 e vá ver a Sessão Corujão porque não consegue mais pegar no sono.
  6. Deite às 03:00.
  7. Levante às 03:30, pegue o saco de arroz e passeie com ele até às 04:15.
  8. Deitem-se os dois (cuidado para não usar o saco de travesseiro) .
  9. Levante às 06:00 e pratique o exercício de alimentar o melão.
Obs.: Não é permitido chorar perto do saco.
5 – DICAS GERAIS
  1. Repita tudo o que você disser (frases ou palavras), pelo menos cinco vezes.
  2. Repita a palavra NÃO a cada 10 minutos, fazendo o gesto com o dedinho.
  3. Gaste uma pequena parcela do seu orçamento (90%) com leite em pó, fraldas, brinquedos, roupinhas.
  4. Passe semanas a fio sem transar sem ir ao cinema, sem beber, sem sair com os amigos e adulando o saco,sorrindo e brincando com ele no colo.
Boa sorte no seu treinamento :)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Outubro

O mês mais bonito do ano chegou!
É o mês do meu aniversário - dia 10/10;
É o mês do dia das crianças - dia 12/10;
É o mês em que eu e o Pablo começamos a namorar - dia 30/10.



Nesse ano, o meu aniversário teve um gostinho especial. Completar mais uma primavera carregando uma Florzinha dentro de mim é algo não apenas pra comemorar, mas pra agradecer muito. Foi um dia muito, muito feliz. Acordei com o Xú me levando café da manhã e presentes: ganhei um livro, um vestido de gravidinha e uma jóia. Fiquei tooooda boba!! 

Todos os anos comemoro o niver com o Pablo e amigos, mas, parece que estávamos prevendo que o meu dia seria mui especial. Então já havíamos combinado que apenas sairíamos juntos pra almoçar e, caso eu eu estivesse sem enjôo à noite, jantaríamos fora com uns amigos. Fazia tempo que eu não enjoava de manhã, mas a Sementinha Baby Girl estava se manifestando neste dia, e eu enjoei muito de manhã e à noite. Muito mesmo... digno dos primeiros meses de enjôo. Daqueles enjôos que, ou você corre, ou a casa será batizada, sabe como é? Era a forma que a Baby-Gril tinha de dizer: "mamãe, parabéns pelo seu aniversário. Estou aqui com você, está me sentindo?". Resumindo: almoçamos fora, e à noite o Pablo trouxe um crepe pra mim e comemos juntos em casa, entre uma náusea e outra.

Falando em sentir, eu acho que senti a Baby mexer. Foi na última sexta, dia 7/10. Estava no meio da bagunça aqui em casa (que já durava 3 meses), após os armários serem montados e estarem quase prontos, precisava começar a colocar ordem na casa. Final da tarde, já exausta, deitei (ainda em cima de muitas roupas a serem guardadas) e fui ler um pouco pra me reestabelecer. Deitei de barriga pra cima, e quando já estava bem relaxada, senti uma mexida não habitual no lado direito da barriga. Parecia uma onda no vácuo. Dá pra entender? Eu sei...não dá! Eu poderia desenhar, mas seria um desenho que igualmente ninguém entenderia. Só sentindo mesmo! Pus a mão na barriga, mas não dava mais pra sentir. Olhei e a barriga estava toda torta, empinada pra direita. O lado esquerdo meio murcho e o lado direito cheio. Tentei alcançar o celular pra tirar uma foto, mas ele estava longe do alcance da mãe e eu não quis sair da posição. Fiquei um tempo esperando pra sentir novamente, mas não veio. Então retomei a leitura. Uns minutos depois que tirei os olhos da barriga, senti a mesma onda, só que mais fraca. E em seguida a barriga voltou a ficar regular. Quase chorei de emoção, mas ainda assim fiquei na dúvida se era a Sementinha. Mandei mensagem pro Xú pra contar, e ele curtiu muito também. Liguei pra minha irmã e perguntei pra umas amigas como são as primeiras mexidas do bebê. Pelos relatos tenho certeza que foi a Baby-Girl que mexeu mesmo. Ela deveria estar nadando dentro do mundinho placentário dela. Uma piscina exclusiva, quentinha, protegida... o máximo, não é filha?

Agora quando eu vou ler de barriga pra cima ou simplesmente descansar nesta posição, o celular não sai do meu lado. Caso ocorra de novo e a barriga fique torta, prometo fotografar com exclusividade e postar aqui! 

Aqui embaixo tem um pensamento que uma amiga me mandou por email como presente de aniversário, eu achei a coisa mais linda, e resolvi publicá-lo no blog. Não sei de quem é a autoria, quem souber, me avise. 


"Quando um bebe decide vir ao mundo, nasce com ele uma mamãe. Uma mãe é mãe desde o primeiro instante. Mesmo quando a vida ainda é um minúsculo ser implantado no ventre, a gente já é mãe do coração. Todo nosso pensamento, todo nosso cuidado se volta para esse serzinho que, tão minúsculo, já provoca emoções tão grandes.



A simples descoberta já nos traz um turbilhão de emoções inexplicáveis. A vida nunca mais será a mesma e nos perguntamos: 'Será que vou ser uma boa mãe? Será que vou saber cuidar do meu bebê?' Mas uma mãe, não nasce mãe e não aprende ser em escolas. Uma mãe é, e isso basta. Mãe sente, mãe adivinha, mãe aprende sofrendo, mãe sofre aprendendo.

Benditas são as mulheres! Se elas suportam uma das maiores dores, sentem, sem dúvida, a maior das felicidades. Uma mulher grávida é sempre algo sublime, ela tem algo de anjo e santo, uma aura invisível que reflete e ilumina seu rosto. Ela carrega nela a vida, um pedacinho dela mesma que vai um dia ter vida própria e isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Deve ser por isso que nos tornamos tão emotivas e choramos tão facilmente. Deve ser essa razão de querermos estar satisfeitas em todos os nossos desejos.

Que a gravidez não é uma doença é verdade. Mas não digam que é normal e que a pessoa pode viver normalmente, pois isso não é verdade. Todo equilíbrio, físico, psicológico e emocional fica balançado. Há ainda hoje civilizações onde as mulheres grávidas são tratadas como seres especiais e divinos.

Mãe que está descobrindo as alegrias da maternidade agora, deixa eu te dizer uma coisa: Se você tem medo de não saber o suficiente para ensinar ao seu bebê os caminhos da vida, saiba que é com ele que você vai aprender a trilhar muitos desses caminhos. Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas. Seu coração vai te ditar, confie nele!

Aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todos. Fale com seu bebê, faça carinho nele, sorria para ele, viva o mais serenamente possível. Acredite esses momentos são preciosos!!!...

E, sobretudo, você é uma pessoa agraciada! Deus os escolheu, para que fizessem parte um do outro. Ele saberá, certamente, conduzi-los nessa maravilhosa vida."

Recebi agora à pouco aqui em casa (dia 12/10) um amigo querido, o Armando, que me trouxe um cartão enviado por sua mãe, D. Lastênia, e nesse cartão continha uma oração belíssima que postarei aqui. 
Chama-se Oração da Mãe que Espera um filho.


Eu Vos glorifico, Pai celeste, Deus criador, porque fizestes em mim grandes coisas e vai nascer de mim um filho, fruto de um amor que abençoastes. 

Jesus, Filho de Deus, que me permitistes adorar-Vos pequenino no presépio, eu Vos ofereço meu filhinho, Vosso irmão. Enriquecei-o com belos dons da natureza e da graça. Que na terra seja ele nossa alegria, e na eternidade, Vossa glória! 

Espírito Santo, cobri-me com Vossa sombra durante estes benditos meses de espera, a fim de que nada possa acontecer de mau ao meu filhinho e que sua alma esteja pronta a tornar-se Vosso santuário pelo batismo.


E Vós, Maria, Rainha das mães, assisti-me, vos peço, na hora do nascimento do meu filho. Aceito, desde já, todos os sofrimentos que vierem e peço-vos que os ofereçais a Deus por meu filho.
Meu santo anjo da guarda, santo anjo da guarda do meu filho, velai sobre nós dois. 
Amém.

Beijos meus, do papai e da Baby-Girl.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas de Leituras e outras cositas...

Viciei no blog... tem dias que tenho uma preguiça de escrever, mas normalmente tem tanta coisa que quero falar, no entanto fico me podando pra não ficar abrindo a nossa vida aqui, afinal, sei lá quem é que está lendo isso aqui aí do outro lado da telinha, não é? Vai que seja alguém psico?!

A primeira notícia é sobre os nossos móveis que encomendamos em julho e eu relatei nesse post aqui sobre os problemas que tinham ocorrido: hoje finalmente eles vieram montar. Já não era tempo... Segunda é meu aniversário e eu gostaria muito que a casa estivesse pronta pra receber alguns amigos. Mas, acho que não será possível. Depois de muito enrolarem pra entregar, apesar de termos ficado no pé deles e ouvirmos que estava tudo pronto, ao chegarem aqui hoje já avisaram que faltam as portas de espelho dos guarda-roupas e só serão entregues na próxima semana. ai ai ai. Depois disso ainda vamos pintar o apt, pois está todo remendado por conta das mudanças de tomadas e lustres de lugar. 
Enfim... na gravidez a gente tem que ficar tranquila, não é? Vou ali respirar até 50 e já volto! Pois a falta de compromisso sempre me irrita. Principalmente quando a gente paga caro e vê nosso direito ser usurpado!

Bom, notícias boas: a aula de hidro está cada dia melhor. Minhas costas continuam doendo, mas a minha glicose está baixando! \o/ Esses dias ela estava tão baixinha que eu até me permiti um pão de queijo pequenininho depois que saí da academia. Dia 14 tenho certeza que a Dra. Flaviane, minha amada endócrino, ficará feliz com a notícia. 

Mais notícias boas e as dicas de leitura:

Tenho aproveitado o meu estado interessante para colocar a leitura em dia. Quem me conhece sabe que minhas leituras anteriores eram sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Lei 8.112 e por aí vai... Mas agora grávida eu tenho dedicado meus momentos para leitura de coisas sobre a gravidez. Sou uma mãe de primeira viagem e tenho todo direito do mundo! Aliás, quase um dever!! hahahaha 

É diferente você ser tia ou amiga de alguém que teve um bebê. Nesses casos a gente é meramente um espectador! O dia-a-dia a gente não sabe... E criança precisa de horários pra comer, precisa de horários pra banho, quando começar a comer preciso saber fazer papinha de criança (não pretendo comprar aquelas prontas não. Nada contra quem faz isso, mas...), enfim, eu tenho um mundo totalmente diferente pra aprender pela frente! E isso está cada vez mais próximo do que eu imagino. Posso fugir??

Como eu ainda não sinto a Baby-Girl mexer, tem horas que esqueço que estou grávida. É muito estranho falar "minha filha", é estranho tanto pra mim quanto pro Pablo quando a gente se trata como pai e mãe. Costumamos olhar um pra cara do outro quando isso acontece, rir, e em seguida a gente se emociona. Estamos bestões ainda...rsrs  O momento mais aguardando por nós é quando temos uma ecografia e vemos a pequena mexer. É tão lindo!! Alguém, por favor, podia me dar um aparelho de ultrassom de presente de aniversário? Meu niver é segunda, dia 10/10. Obrigada.

Voltando ao assunto dos livros, hoje eu recebi meus primeiros presentes de aniversário dados por mim mesma. Em leituras na net vejo dicas de outras mães sobre livros que leram e gostaram e pesquiso sobre eles. Gostei de 4 e achei interessante tê-los (e lê-los, comê-los). Pedi pela net mesmo, no site da Livraria Cultura. Prático, rápido e fácil. Dos 4 livros, um deles está esgotado a muito tempo (acho que a editora nem pensa em republicá-lo...), só que eu achei pra baixar na internet. Tenho ele em PDF e quem se interessar, deixe seu email nos comentários que eu mando.

Os livros são os seguintes (as sinopses tirei do site da livraria cultura):

- A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Laura Gutman - A psicoterapeuta Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Trata-se de um manual que busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.

- Soluções para noites sem choro, de Elizabeth Pantley - Este livro, escrito por Elizabeth Pantley - autora e orientadora educacional - mostra como é perfeitamente possível ajudar o bebê a adormecer tranqüilamente, e dormir a noite toda. Através de 10 passos, a autora orienta sobre como analisar, avaliar e aprimorar os padrões de sono do bebê usando planilhas para acompanhar a rotina noturna; oferecer uma variedade de sugestões que se adaptam a cada situação familiar; criar um plano personalizado, sem choro, que funciona tanto para os pais quanto para o bebê. 'Soluções para noites sem choro' oferece as ferramentas necessárias para que os pais possam atingir a meta de eficiência e tranqüilidade - uma boa noite de sono para todos.

- Parto Ativo, de Janet Balaskas - A preocupação básica deste livro é com o parto normal e suas variações comuns, que normalmente não necessitam de intervenção obstétrica especializada. Mulheres que se prepararam nesse sentido e depois acabaram enfrentando uma complicação inesperada ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor, frequentemente encontraram uma maneira de combinar o Parto Ativo com os procedimentos obstétricos.

- Quando o Corpo Consente, de Marie Bertherat - A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

Chegaram os dois primeiros agora. O último é o que está esgotado e eu encontrei em PDF na net. Eu vou começar a ler (vou escolher ainda qual será o primeiro da lista) e depois venho aqui falar das minhas impressões sobre eles.


Beijos,


Mamãe, Papai e Sementinha Baby Girl.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Delícia de Dor nas Costas



Dia desses postei aqui no blog sobre aula de hidro que venho fazendo e que tinha até aliviado minhas dores nas costas. Felicidade que durou pouco!! 

Essas dores, pelos relatos que li e que tenho escutado das minhas amigas gestantes, é que são dores muito comuns em grávidas. Mas normalmente aparecem mais pra frente, quando a barriga já está maior, lá pelo 6 mês de gravidez. Pra contrariar essas estatísticas minhas dores chegaram muito antes, assim como a minha Diabetes Gestacional, que o normal é aparecer na 20 semana e chegou na 5. 

O início da dor é localizado um pouco acima do sacro, na região lombar, e se extende pra coxa. E não é uma dor que avisa quando chegará. Dói quando estou deitada, dói sentada, dói andando. Dependendo do movimento, dá uma fisgada tão intensa (parece uma caimbra) que acho que vou cair. Ontem à noite não conseguia sair do lugar quando estava andando em direção ao quarto. E a dor durou até a hora que apaguei.

Terei consulta com meu gineco semana que vem, e se ele liberar, pretendo fazer umas sessões de acumpuntura pra aliviar os incômodos nas costas. 

Por enquanto, peguei neste site algumas dicas de como melhorar esses desconfortos na gravidez e venho praticando:





Confira abaixo seis dicas de como aliviar o desconforto ao executar tarefas rotineiras, como deitar, caminhar e permanecer de pé:

1) Deitar:
É recomendado o uso de travesseiros entre os joelhos quando deitar de lado. Caso queira dormir com a barriga para cima, embora essa posição seja desaconselhada por períodos prolongados (principalmente no fim da gravidez), coloque travesseiros sob os joelhos dobrados.
2) Levantar da cama:
Antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento. Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.
3) Sentar:
As nádegas devem ficar bem ao fundo do assento da cadeira ou do sofá, com quadril, joelhos e tornozelos formando um ângulo de 90° e pés repousados sobre o solo. Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.Colocar uma almofada ou um apoio na lombar é uma boa dica para aliviar a dor nas costas.

4) Ficar em pé:
Ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas. Se precisar ficar em pé durante muito tempo, coloque um pé à frente e o apoie em um suporte mais elevado.

5) Caminhar:
Para realizar esta atividade a grávida deve estar usando sapatos adequados: confortáveis, de salto baixo e nivelados. Caminhar ereta colabora com o alívio de desconfortos nas costas. As roupas devem ser adequadas à estação. Dar preferência para vestidos, pois são mais confortáveis e fáceis de vesti-los, não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma melhor ventilação.

6) Abaixar-se: Quando precisar abaixar-se, não incline as costas. Flexione os joelhos.

7) Pesos:
Não erga objetos grandes e pesados.
Dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.


Aqui nesse outro site peguei dicas de posturas que auxiliam a gestante para melhorar a dor e também fortalecer o períneo. Chama-se Posturas Zen na Gravidez:


Contra as dores nas costas, ou para fortalecimento do períneo, aqui estão algumas posturas a ser praticadas ao longo da gravidez. Execute-as calmamente tentando respirar correctamente.



A concha
Pernas bem afastadas, pés juntos, cabeça apoiada nas mãos. Tente respirar com o diafrágma. Deixe cair a sua barriga na inspiração e recolha-a na expiração. Esta posição é muito útil para relaxar as costas na região lombar e para treinar o períneo. Não hesite em adoptá-la si tiver contracções dolorosas na altura do trabalho de parto.




Sentada pernas cruzadas

Sentada pernas cruzadas, as mãos juntas frente ao peito, suba as mãos até acima estirando bem as costas. Mantenha esta posição, as costas bem direitas, tentando levar os braços muito longe acima da cabeça. Inspire lentamente e profundamente quando sobe os braços e expire quando os abaixa. Faça o exercício até sentir as suas costas bem estiradas.





A discreta (para fazer em qualquer lado)

Em pé, as costas bem direitas, as 2 mãos suportam a parte inferior da barriga. Contraia o períneo tentando aguentar a contracção até 8 segundos . Relaxe e retome o exercício após um tempo de repouso idêntico ao da contracção. Aproveite a posição para exercitar o seu músculo transverso do abdómen (músculo que faz parte dos abdominais).
Este músculo deve ser trabalhado durante toda a gravidez para evitar más posturas. Costas bem direitas, tente expirar o ar ao mesmo tempo que recolhe a sua barriga para dentro das suas calças.



A rã

Este exercício é bom para relaxar os músculos das costas, mas também para o estiramento do períneo (muito útil na altura do parto). Agachada, ponha as mãos no interior das pernas afastadas. A barriga não deve estar comprimida. Inspire profundamente como se quisesse encher a barriga e a parte inferior das costas. Verá que a dor lombar alivia. Relaxe a cabeça deixando-a cair e respire ao seu ritmo. Aproveite para contrair o períneo.


A aranha

Esta posição é soberana contra a sensação de peso nas pernas durante a gravidez. Deitada no chão, as nádegas o mais próximo possível da parede, afastando-as ligeiramente. As costas devem estar perfeitamente apoiadas contra o chão, fazendo quando possível um ângulo de 90º com as pernas. Respire profundamente, pode mesmo fechar os olhos. Tente fazer algumas contracções do períneo. Mantenha essa posição durante alguns minutos se possível quando chega a casa depois de um dia de trabalho. Para sair da posição, role sobre o lado flectindo os joelhos.




Espero que as mamães que estão lendo blog e sentindo essas mesmas dores aproveitem as dicas postadas.

Um beijo,

Papai, Mamãe e Sementinha-Girl